Lugar xodó

“Eu só quero um amor que acabe o meu sofrer…um xodó pra mim, do meu jeito assim, que alegre o meu viver…”. Quem não quer um xodó né? Sei que Dominguinhos se referia a pessoas mas eu sou meio do contra e resolvi incorporar o termo a lugares queridinhos do meu coração. Ahn? Como assim?!
Vem cá, deixa eu te explicar. Quando mudei de cidade percebi que precisava me adaptar a ela, coisa que leva tempo e disposição. Pode ser a cidade mais linda do mundo, acredite, mas você não vai se sentir parte daquilo assim que desembarcar. Achar “lugares xodós” foi essencial nesse processo.
Mas o que é um lugar xodó? Lugar xodó é algum canto da cidade, sem ser a sua casa, que te faça bem. Mas que te faça bem mesmo, no melhor estilo Tiffany´s em Bonequinha de Luxo. Quem viu o filme sabe, a joalheria acalmava a alma da protagonista, fazendo qualquer dia cor de cocô (desculpa o termo mas não concordo em nomear dias ruins de dias azuis porque azul é minha cor favorita e não faria sentido nenhum) se tornar mais agradável.
Meu primeiro lugar xodó na capital fluminense foi o mais clichê de todos mas nem por isso o menosprezei. Foi no Arpoador que eu consegui ter um respiro de paz depois de um dia super ruim e agradecer por estar aqui. Sempre que posso vou à pedra mais famosa do Rio (que não envolve trilha para chegar) curtir um bom livro ou dar um mergulho noturno (a melhor hora para se fazer isso, na minha humilde opinião).
Depois que você acha um lugar xodó fica bem mais fácil encontrar outros. Pelo menos você consegue visualizar bem qual tipo de local faz seus olhos brilharem e a mente descansar.
Em 3 anos de Cidade Maravilhosa (ai esse título já está batido né? Ultima vez que uso, prometo!) minha lista de “lugares xodós” possui (coincidentemente) 3 itens, sendo eles:
417615_10150538522481696_2060491397_n

1.Arpoador – tem o céu, tem o barulho do mar e eu não preciso estar em contato com a areia. Aconselho dar uma variada e esquecer ele no pôr do sol disputado e esperar anoitecer para curtir a água morna e a calmaria. É batata para se sentir renovado!

unnamed-1 2.Parque Lage – o xodozão, todo mundo que vem me visitar ou pede indicação eu levo lá, mais obrigatório do que ver o Cristo, pra mim, é sentir a tranquilidade desse reduto. Juro que me sinto a própria Mary descobrindo O Jardim Secreto  toda vez que o visito.

unnamed-2

3.Biblioteca Parque – o item mais recente adicionado a minha lista fica bem no meio da cidade (além da zona sul), possui um projeto incrível de inclusão social e uma arquitetura em que fica nítido que cada canto foi feito para trazer paz e conforto.

Depois que encontrei esses lugares me sinto um pouquinho mais carioca (mesmo que seja da clara), sei que podem ter dias ruins, fins de semana tediosos e um inverno de cabo à rabo cinza que eu conseguirei enfrentá-los. Porque no fim das contas a gente só quer pertencer né? Seja a uma cultura,a um lugar ou a um coração.

E aí, qual canto da sua cidade ganhou tanto seu coração capaz de te fazer desviar a rota ou mesmo levantar da cama num dia de domingo?

Curtiu a idéia? Então começa a usar a hashtag #lugarxodó e vamos espalhar esse amor por aí.

One thought on “Lugar xodó

  1. Uh, que motivante!
    Tenho que pensar ou sair pra procurar o meu #lugarxodó! Hahaha 😉
    Mas adorei mesmo esse negocio de “a gente só quer pertencer, né?” ❤️

    Gostar

Deixe uma Resposta

