O esporte favorito dos cariocas

Acredite, não estou falando de futebol. O que os cariocas mais gostam de fazer – e fazem bem – é ocupar a cidade! Eles realmente são mestres em preencher todos os parques, aproveitar todas as praças, reinventar ruas abandonadas, dar alegria a bairros esquecidos. E nem incluo a praia nessa lista, essa já está escancarada em qualquer novela das 9. Não é à toa que o carnaval do Rio de Janeiro se tornou o destino mais procurado de uns tempos pra cá, tirando o sambódromo que ainda possui a divisão de camarotes e arquibancadas, a cidade é totalmente neutra, basta querer seguir o bloco.
No resto do ano não poderia ser diferente. Uma das primeiras lições que aprendi ao chegar aqui é que o fim de semana é sagrado e vale cada minuto. Para aproveitar ele ao máximo, nada de se enfurnar dentro de um quarto escuro com ressaca. O melhor a se fazer é acordar cedo no sábado e, como dizem por aí, colocar a cara no sol. Diversão nunca falta.
E quando o domingo chega, em vez de bater a famosa depressão pela segunda-feira que se aproxima, a satisfação de ter aproveitado cada segundo do fim de semana é bem maior.
Pra quem ficou curioso, indico a sempre “vasculhar” o facebook em busca de eventos do seu agrado.
Olha o tanto de coisa bacana que vai ter durante esse mês*, e o melhor, de GRAÇA!
Junta Local de Inverno no Refeitório – 8 de Agosto
A Junta Local já é conhecida, é uma feira de comida que une os produtores com seus clientes, é comprar comida diretamente de quem faz, de quem produz. Feito com carinho e cuidado. E que pode acontecer em qualquer lugar. Sua última edição rolou nos jardins do MAM, dessa vez o cenário será a Lapa. É pra matar a fome com comida boa, fresca e criativa.
Design Degustação – 8 de Agosto
O Istituto Europeo di Design é uma rede internacional de alta formação em design, moda e comunicação visual e preparou um sábado inteiro com workshops, bate papo, cervejinha e uma das melhores vistas da cidade. É só chegar cedo e pegar uma senha. Ou apenas ir e aproveitar os comes e bebes e o clima despojado da Urca.
Festival HONK – 8 e 9 de Agosto
Festival internacional de Fanfarras (bandas compostas por várias pessoas, músicos e componentes coreográficos). Ou seja, milhares de bandas espalhadas pelas ruas da cidade. Sábado acontece em Santa Tereza, Lapa e Praça Tiradentes. No domingo será na Quinta da Boa Vista, Niterói, Praça XV, Complexo do Alemão e Arpoador. É só escolher o local de preferência e se jogar!
Festival Food Bikes – 8 e 9 de Agosto
Festival gastronômico sobre duas rodas no Rio Design Leblon, com direito a cerveja, vinho, doces e salgados.
Cine Daros no Pátio – 12 a 16 de Agosto
Esse lugar é xódo, e desde que anunciaram seu encerramento em dezembro meu coração ficou um pouco apertado. O que nos resta é aproveitar enquanto pode. Dessa vez o museu escolheu cinco animações para exibir, uma em cada dia da semana, no conforto do seu espaçoso pátio, tudo no esquema 0800. É só chegar com antecedência e pegar o lugar.
AcaraJazz – 13 de Agosto
Outro evento na rua, no centro, no Largo de São Francisco da Prainha. Repertório? Novos Baianos. Com direito a acarajé, tapioca e tantas outras guloseimas. E ainda vai ter a famosa feira de vinil. É pra transformar a quinta na sexta sem medo.

 

*Ao longo do mês vou acrescentando mais dicas, é só ficar de olho.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s