O que é que a Bahia tem?

A Bahia é tão grande que faz limite com OITO Estados, possui a mais extensa costa com acesso ao Oceano Atlântico do país e é maior do que a França. Mesmo assim eu demorei 25 anos para pisar no seu território. Pisei antes, inclusive, na França, que está bem mais distante de mim.
Mas, no carnaval desse ano, aproveitei que queria fugir da muvuca do Rio, convenci uma amiga a fazer o mesmo e escolhi dois destinos que já estavam há tempos na lista de desejos a se cumprir:
Caraíva e Trancoso. 
Como? Cara o quê? Eu sei, eu também nunca tinha ouvido falar nesse vilarejo até o final do ano passado, quando, coincidentemente, dois blogs que eu sigo (o da Farm e da Julia Faria) postaram sobre e, logo depois, conheci uma pessoa que só falava disso. E ela falou com tanto entusiasmo que não teve como eu não me contaminar! Eu precisava conhecer aquele lugar!
Como o vilarejo fica bem próximo de Trancoso (40 km de distância), dá tranquilo para unir os dois destinos em uma só viagem.
Mas não se engane, são duas propostas bem diferentes. Trancoso, nossa primeira parada, se revelou a gourmetização da Bahia. Nada contra, sei que eles vivem disso, mas é tudo tão feito “para turista ver” que é essa a sensação que você vai sempre sentir por lá, quer passe uma semana ou um mês.
Caraíva vai na contra mão de tudo isso, a começar com a estrada de terra que você tem que encarar se quiser se deliciar com o paraíso. Quando a estrada termina, você tem que estacionar o carro de um lado da margem e pegar um barquinho para atravessar o rio. Sim, em Caraíva não tem carro, não tem asfalto e nem postes nas ruas, mas não falta abraço ou acolhimento. E, mesmo que você se esforce, receberá tratamento como se tivesse nascido e crescido por lá, e isso, mais do que as praias paradisíacas, é o melhor presente que Caraíva pode te dar. Afinal, não é todo lugar que tem a audácia de querer ser casa quando pode ser só passagem.

à margem do rio, Caraíva, Bahia.
à margem do rio, Caraíva, Bahia.
Deixe uma Resposta

